Ano 11 / Número 03
BOLETIM CLIMÁTICO ABRIL – MAIO - JUNHO (2013)
Estado do Rio Grande do Sul
Resp. Técnica: 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL
Porto Alegre, 22 de Março de 2013.
OUTONO COM TEMPERATURAS POUCO ABAIXO DO PADRÃO CLIMATOLÓGICO
Introdução (análise do mês de fevereiro/2013)
No mês de fevereiro, as precipitações no Rio Grande do Sul (Figura 1) permaneceram irregulares, no noroeste e na área compreendida entre Encruzilhada do Sul, São Gabriel e Santa Maria que ficaram abaixo do padrão climatológico, enquanto que no sudoeste, sudeste, nordeste e região de soledade ficaram acima do padrão e nas demais áreas dentro do padrão climatológico. As temperaturas mínimas e máximas ficaram abaixo do padrão climatológico em grande parte do Estado, exceto na serra do Sudeste e litoral norte, onde ficaram dentro do padrão (Figura 2).
Figura 1. Precipitação acumulada e percentual relativo ao padrão climatológico (fevereiro/2013)
Figura 2. Temperatura Mínima, Temperatura Máxima e anomalias no mês de fevereiro/2013
Condições Climáticas Globais de TSM (mês de fevereiro/2013)
Neste último mês (Figura 3), a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial manteve pequenas áreas com anomalias negativas, mas ainda predominando características de neutralidade. No Oceano Atlântico próximo à costa da América do Sul ocorreu reduções nas anomalias de temperatura, mas ainda predominando as anomalias negativas próximas a costa da Argentina.
FIGURA 3. Anomalia Mensal de TSM, fevereiro/2013
FONTE: NOAA-CDC/UFPel-CPPMet
PROGNÓSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL (Abr/Mai/Jun - 2013)
Devido a situação de neutralidade das anomalias de TSM no Pacifico Equatorial com o predomínio de pequenas anomalias negativas no Atlântico Sudoeste (próximo ao litoral Argentino), espera-se ainda chuva irregular durante o outono, com oscilações na maior parte do Estado entre o padrão climatológico e pouco abaixo. Estas características também favorecem a ocorrência de temperaturas pouco abaixo do padrão climatológico.
A análise detalhada do modelo estatístico (CPPMet/UFPel) indica para os meses de abril e maio (Figuras 4 e 5) precipitações pouco abaixo do padrão climatológico em grande parte do Rio Grande do Sul. Para o mês de junho (Figura 6) as precipitações tendem a ficar dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado.
Para as temperaturas mínimas, o modelo indica para o outono (Figuras 7, 8 e 9) valores médios pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, especialmente no mês de maio.
Para as temperaturas máximas o modelo mostra para os meses de abril e junho (Figuras 10 e 12) predomínio de valores médios dentro do padrão climatológico em todo o Estado. Para o mês de maio (Figura 11) esperam-se valores médios abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.
Apesar da tendência de predominarem padrões de temperaturas pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, poderão ocorrer pequenos períodos com temperaturas elevadas, especialmente em dias que antecedem a entrada de frentes frias.
Obs: As escalas de cores nas figuras (4 a 12) representam as normais climatológicas e as classes de anomalias previstas.
PARTICIPANTES:
A previsão contida nesse boletim é baseada no comportamento climático observado nos últimos meses, em Modelos Estatísticos de Previsão Climática desenvolvidos para o Rio Grande do Sul e dados obtidos junto ao INMET e NOAA. O uso das informações contidas nesse boletim é de completa responsabilidade do usuário.
Figura 4 Chuva - Média Climatológica e Anomalia Prevista Abril/2013
Figura 5 Chuva - Média Climatológica e Anomalia Prevista Maio/2013
Figura 6 Chuva - Média Climatológica e Anomalia Prevista Junho/2013
Figura 7 Temp. Mínima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Abril/2013
Figura 8 Temp. Mínima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Maio/2013
Figura 9 Temp. Mínima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Junho/2013
Figura 10 Temp. Máxima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Abril/2013
Figura 11 Temp. Máxima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Maio/2013
Figura 12 Temp. Máxima - Média Climatológica e Anomalia Prevista Junho/2013